sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ESPÍRITO DA MÚSICA APRESENTA 2ª PARTE DO ESPECIAL SOBRE 13º ENCONTRO DE CULTURAS TRADICIONAIS DA CHAPADA DOS VEADEIROS

O programa Espírito da Música deste domingo (3/11) , em sintonia pela Rádio Universitária (870 AM), a partir das 11h, dá continuidade ao passeio pelas mais diversas sonoridades e manifestações culturais de todo o Brasil, reunidas durante o 13º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

A edição #8 da nova temporada traz a continuidade da cobertura exclusiva do evento, com gravações ao vivo dos shows e entrevistas com os artistas que experimentaram a magia de expressarem sua arte na exuberante vila de São Jorge, Alto Paraíso (GO), um dos cenários ímpares que compõe a Chapada dos Veadeiros.

O ouvinte irá ter acesso com exclusividade e viajar nas expressões sonoras de grupos como Viajarte, Caçada da Rainha, Camerata Caipira, Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro, Boi de Seu Teodoro; Turma que Faz, Tambores de Tocantins e Sanfoneiros Alto Paraisenses, Terno de Moçambique de Perdões (MG), Terno de Moçambique de Catalão (GO), Reisado, Fulni-ô (PE) Kariri Xocó (AL) e do popular Lenine.


Foto Décio Gonçalves
Em noite de lua cheia, o cantor e compositor pernambucano Lenine encantou o público do pequeno povoado, com repertório variado de sua carreira, incluindo faixas de seu novo trabalho e ainda uma homenagem a Dominguinhos. Lenine aproveitou o momento para celebrar seus 30 anos de estrada.

Num misto das mais diversas representações artísticas - circo, dança, teatro e música - o Viajarte deixou no Encontro Tradicional de Culturas o gostinho da verdadeira diversidade do Brasil, a identidade do grupo evidencia a pluralidade, com integrantes de cinco estados brasileiros. Com sua filosofia baseada no amor e na vida sustentável, o espetáculo do Viajarte se mostrou um convite a experimentação da cultura dos quatro cantos do país, do xote, coco, frevo e maracatu, à música eletrônica, reggae e o samba.


Viajarte/Foto: Delcio Gonçalves
A tradição da Caçada da Rainha, baseada na história da fuga da princesa Isabel, após a descoberta da abolição da escravidão, foi representada, junto à comunidade, por foliões da cidade goiana de Colinas do Sul (GO). Batuques, ritmos e cantigas reviveram a manifestação que se perpetua com uma festa, realizada pelos foliões, todos os anos, também no mês de julho.


Caçada da Rainha/Foto: Camila Pinheiro
Outras expressões da cultura afrobrasileira se integraram à programação, por meio dos festejos do Congo de Niquelândia. Em homenagem à Santa Efigênia, protetora do município, os congadeiros saíram em cortejo, presenteando a santidade (e o público) com cânticos e danças.



O encontro apaixonado entre os ritmos tradicionais da popular brasileira e a criatividade é o resultado do som da Camerata Caipira, que contemplou em sua apresentação a experimentação sonora de diferentes regiões do país. Nesta edição, o ouvinte pode ainda se deliciar ao som do grupo brasiliense Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro, que leva os elementos do cerrado ao imaginário popular; Boi de Seu TeodoroTurma que Faz – projeto da Vila de São Jorge -; Tambores de Tocantins e Sanfoneiros Alto Paraísenses.

                             
                            Camerata Caipira/Foto: Delcio Gonçalves

                             
                                        Seu Estrelo e Fuá de Terreiro/Foto: Marcelo Scaranari
                             
                             
                                        Boi de Seu Teodoro/Foto: Delcio Gonçalves




























                             
                                  Turma Que Faz/Foto: Delcio Gonçalves














Tamb. de Tocantins e Sanf. Alto Paraísenses/Foto: Anne Vilela
Tradições seculares se disseminam nas ondas da rádio, com o emocionante Terno de Moçambique de Perdões (MG)Terno de Moçambique de Catalão (GO) e Reisado, sem deixar de fora a musicalidade indígena das tribos Fulni-ô (PE) e Kariri Xocó (AL). O ouvinte está convidado a percorrer as especificidades culturais do nosso Brasil, ligado nos 870 AM. Um passeio espacial que você só faz no Espírito da Música.


Terno de Moçambique de Perdões/Foto: Fredox


Terno de Moçambique de Catalão/Foto: Fredox

Fulni-ô (PE)/Foto: Anna Vilela
Kariri Xocó (AL)/Foto:Vivian F. Scaggiante

FICHA TÉCNICA:
Andréia Miklos
Cristiane Perné
Hígor Coutinho
Janaina Gomes
Julianna Santos
Luiz Fernando Clímaco
Sérgio Valério


SERVIÇO:
Espírito da Música - Rádio Universitária 870 AM
Edição #8 – Encontro Tradicional de Culturas da Chapada dos Veadeiros 2
Programa Inédito: Domingo (3-11-13) -  11h
Horários Alternativos: Segunda: 14h //  Sábado: 19h
Patrocínio: Navesa, através da Lei Goyazes
Apoio: Rádio Universitária – 870AM
Realização: Fora da Lei

Nenhum comentário:

Postar um comentário